Revista Trilhas da História


Trilhas são frestas costumeiramente abertas em lugares ditos ermos, quando buscamos construir novos caminhos ou mesmo encurtar aqueles já existentes. Elas se desenham pelo percurso de muitos passos e na tentativa de romper com as vias oficiais que se instauram, como, por exemplo, os traçados de trilhos arquitetados para transportar transeuntes, escoar a produção, levar o “progresso”, modificando e impactando a vida pelos centros e rincões do Brasil, ao trazer o peso do desenvolvimento e da oficialidade. Mas não podemos nos esquecer que os trilhos também nasceram das trilhas...

As trilhas buscam apontar para as brechas que podemos abrir em meio aos traçados da história. Nossos campos, entretanto, não são ermos, pois já foram semeados e cultivados por inúmeras pessoas e experiências, por professores e alunos que percorreram os caminhos do Curso no Campus de Três Lagoas. Nesse percurso foram deixando marcas na tessitura do que se construiu ao longo de mais de 40 anos.

A proposta desta Revista Eletrônica não é, então, a “invenção” da roda, nem mesmo de um novo “caminho”. É o resultado e o reconhecimento de que os traçados já existem e que é preciso ampliá-los, sem perder de vista as veredas sulcadas a muito custo, para que as trilhas possam hoje ser abertas. Este trabalho implica olhar para os sujeitos e as paisagens de outrora, tal como do presente, partindo da premissa de que se não reconhecermos isto e desconhecermos nossa história, natimortas as trilhas já seriam.

O título Trilhas da História, escolhido coletivamente pelos discentes e docentes do curso, busca sugerir os meandros das novas abordagens e novos sujeitos. É com este intuito que a Revista nasce, desejando ser mais uma ferramenta de divulgação da produção de saberes históricos e de áreas afins, os quais possam contribuir para a escrita de uma história comprometida com o meio em que está inserida.

A Revista nasce democrática e esperamos que permaneça dessa maneira. Desejamos que permaneça como mais um instrumento de questionamento e de denúncia da reprodução da história e da condição de “ventríloquos” – ou mesmo da separação frágil do ensino e da pesquisa –, propondo, em suas publicações, uma relação dialógica entre o ser professor e o ser pesquisador.

A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista.

A Revista se constitui de Artigos; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes. Quanto às fontes, desejamos apresentar as que estão disponibilizadas no Núcleo de Documentação Histórica “Honório de Souza Carneiro”, do Campus de Três Lagoas-UFMS, e também aquelas que forem sugeridas a partir de experiências de pesquisa, independentemente de sua natureza.

Para que a Revista “permaneça no ar”, com qualidade e compromisso acadêmico, não basta somente a vontade do Conselho Editorial e Consultivo, mas também o envolvimento dos docentes e discentes do curso. É impossível pensar uma Revista desta natureza sem a participação discente como parte chave de produção dos ensaios de Graduação, tal como de resenhas e trabalho com as fontes.

Com esta percepção, incentivamos nossos alunos a buscarem cada vez mais problematizar a história, compreendendo-a como fruto do “fazer-se” de nossas práticas e resultado de um “lugar social”, como sugere Michel de Certeau, ao assinalar para o fato de que a produção científica evidencia de onde falamos. Convidamos, então, a todos a percorrer as TRILHAS DA HISTÓRIA dando a sua contribuição, a partir do envio de artigos, ensaios, resenhas e divulgação de fontes.

Maria Celma Borges
Jefferson Rodrigo Fernandes Pereira
Rafael Pereira da Silva

 


v. 5, n. 9


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